terça-feira, 18 de maio de 2010

Os meios de comunicação e a sociedade

A sociedade contemporânea tem sofrido os grandes efeitos que a influência dos meios de comunicação tem exercido sobre ela, onde as mudanças tecnológicas da comunicação aceleram a dinâmica cultural no contexto da globalização, criando hábitos e relações entre os indivíduos e grupos. A presença da mídia inclusive tem desafiado até mesmo a influência da escola no pensar e agir das pessoas. E nesse contexto podemos observar a influência negativa que tais meios podem ter na forma como se educam as consciências de pessoas e grupos desta mesma sociedade através das manifestações religiosas.
Sabemos que, o processo de comunicação é básico para a interação social, visto que, sem ele não haveria troca de ideias, informações, saberes, e normas que regulam a vida coletiva. Porém, os meios de comunicação tem influenciado a sociedade de tal maneira a ponto de definirem os critério de verdade e realidade para muitas pessoas em todo o mundo.
Os meios de comunicação influenciam a vida de todos nós na sua função de transmitir informações e entretenimento para a população através da televisão, cinema , rádio e informática; e que colaboram para a difusão em larga escala da cultura no mundo contemporâneo. Com isso a escola também tem sofrido os efeitos provocados pela mídia (que a cada dia ganha mais espaço) onde tem sido considerada apenas como uma mera reprodutora, já que outrora era vista como principal fonte de reprodução de ideias e valores de uma sociedade em decorrência de sua função formadora.
Levando em consideração todo esse contexto, é fácil observar a influência negativa que tais meios podem ter na forma como se educam as consciências de pessoas e grupos na sociedade através das manifestações religiosas. Sabendo ainda que a religião pode ser entendida como uma forma de manipulação e exploração da espiritualidade, que têm tido cada vez mais apelo mediático em nosso país, trás à tona distorções que criam conflitos, desequilíbrios e ajudam a manter desigualdades entre os indivíduos.
O Brasil mesmo sendo um país que detem uma vasta diversidade de religiões, o que podemos observar é o destaque dado ao catolicismo, através dos eventos (grandes festas populares – missas, procissões e etc.) que são veiculados pelos meios de comunicação como notícias e cerimônias onde se mostra a fé e a devoção de muitos brasileiros. Além disso, há uma intensa disputa entre determinados segmentos religiosos na televisão, rádio entre outros, em busca de mais “fiéis”, criando na grande maioria pensamentos que remetem à religiosidade tal como é destacada por tais meios. Veiculando-se também um grande comércio de produtos em geral, afrontas, escândalos, exploração da devoção de muitos e distorção de conceitos que as pessoas tem sobre determinadas religiões sendo estes positivos ou negativos. Todas essas influências acarretam conseqüências negativas, ao passo que, as manifestações religiosas são usadas como forma de manipular os pensamentos, hábitos e atitudes da população.
Portanto, chegamos a seguinte conclusão, o Brasil possui uma indústria cultural que a partir do entretenimento é apenas uma fonte de exploração, que não tem por fim, difundir uma cultura para a melhoria da qualidade da formação da população. Em nome de interesses econômicos, políticos e religiosos da elite, a função cultural-educativa dos meios de comunicação coexistem com a atitude ideológica de “fazer a cabeça” das pessoas.

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